24 de ago. de 2015

Você é autônomo ou autômato?


O que é autônomo e autômato? Há duas semanas atrás, eu finalmente terminei o colecionador de lágrimas, que acabou por se tornar um de meus livros favoritos e nele eu conheci os termos autônomo e autômato, o que me fez pensar bastante em qual eu me encaixo.


"Ser autônomo é construir sua própria história, ter consciência crítica, aprender a fazer escolhas, ter opiniões próprias, ainda que influenciadas pelo ambiente. Ser autômato é obedecer às ordens e não pensar nas consequências das "verdades" ideológicas, políticas, religiosas, abdicar da sua identidade, ser mentalmente adestrado." - Augusto Cury.

 Depois de seguir uma citação de Freud e me "auto-estudar", descobri que sou autônoma por maioria das vezes, mas em meus momentos de fraqueza deixo-me ser levada e acabo sendo autômata, mesmo que só por alguns minutos. E vocês já refletiram sobre si mesmos e descobriram o que são? Nossa, virei filosofa agora, lol.

Um comentário: